A criação do período integral, já
foi pensado em atender as normas do Plano Nacional de Educação, onde se
estabelece que a curto de tempo todas as escolas de ensino fundamental e médio,
tornem-se integral em todo o País. Sabendo que essa transformação é gradativa
(aos poucos). Então buscando trazer qualidade de desenvolvimento para a
comunidade e principalmente para as crianças. Pensou-se em uma Educação
Integral Contextualizada, pois somos uma escola de educação no campo.
Por
esse motivo elabora-se uma matriz curricular forma a atender esse contexto,
sendo:
Ø
Agroecologia: Desenvolver aos cuidados com a
terra, o valor dos produtos orgânico, a
valoriza da profissão de agricultor, o empreendedorismo.
Ø
Música: Trabalhar a poesia, a interpretação, a
melodia, o ritmo, e os estilos musicais
(clássicos, raízes, cantigas, etc.).
Ø
Práticas Desportivas: aprimorar o
desenvolvimento motor, a atenção, e iniciação aos esportes.
Ø
Artesanato: Fazer um resgatar cultural, de
práticas artesanais da região, desenvolver a livre iniciativa, o
empreendedorismo e um resgate histórico.
Ø
Apoio Pedagógico: Estimular o desenvolvimento da
aprendizagem de maneira lúdica e diferenciada.
Ø
Informática: iniciar as novas tecnologias e suas
ferramentas, hoje importante para a inclusão digital e cidadania.
Ø
Tênis de mesa e Xadrez: Desenvolver o
raciocínio, a concentração, estimular a criação de estratégias e autonomia.
Ø
Teatro: Estimular a criatividade, a
desenvoltura, o dinamismo e a autoestima.
Assim se estabeleceu uma
iniciativa de período integral diferenciado na localidade de Serro Azul no município
de Rio Negrinho com a primeira escola de período integral no campo de ensino
fundamental no Estado de Santa Catarina.
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